Ligue Agora: (11) 4704-2530

Notícias

Fique por dentro das novidades do setor

O que é empenamento no vidro laminado e por que acontece

Na união das peças, é comum ocorrer um desalinhamento e as mesmas não ficarem perfeitamente paralelas. Mesmo não sendo uma falha porque algum nível de deslocamento vai ocorrer, existe um limite tolerável


O vidro laminado é composto por duas ou mais chapas de vidro, intercaladas por películas de materiais como o PVB. Na união das peças, é comum ocorrer um desalinhamento e as mesmas não ficarem perfeitamente paralelas. Mesmo não sendo uma falha porque algum nível de deslocamento vai ocorrer, existe um limite tolerável para não influenciar esteticamente nem a funcionalidade do vidro. Em muitos casos o empenamento é imperceptível ou pode ser disfarçado invertendo o lado do vidro. 

 

Na norma de vidro temperado há uma tolerância definida para o empenamento, já que pela própria natureza do processo de têmpera  não é possível obter um produto tão plano quanto o vidro comum. Já na ABNT NBR 14.697 - Vidro Laminado não havia uma tabela de tolerância para empenamento do vidro como referência, o que foi introduzido em novo texto. A revisão também trata de outros assuntos como a determinação de uma espessura mínima para o interlayer.

 

 

O vidro laminado é um vidro de segurança, pois, em caso de quebra, os cacos de vidro ficam retidos na película intermediária, que pode ser feita de resina, EVA e PVB, este último mais comumente utilizado. Pode ser constituído de três ou quatro peças, formando um vidro multilaminado e ainda mais resistente. Para tornar o material ainda mais resistente, o vidro laminado pode ser produzido com chapas de vidro temperado, um vidro que já cinco vezes mais resistente a impactos pelo próprio processo de têmpera. 

 

Não é somente a quantidade e espessura que determinam a resistência do vidro laminado, que também atua como isolante térmico e acústico. Este tipo de vidro é indicado para guarda-corpos, coberturas, pisos, marquises, envidraçamento e até em boxes, garantindo mais segurança aos usuários em caso de quebra, especialmente em casas que possuem crianças. É possível agregar ainda mais valor aos laminados compondo chapas de vidros coloridos ou de controle solar.