Ligue Agora: (11) 4704-2530

Notícias

Fique por dentro das novidades do setor

Saiba como são fabricados os vidros serigrafados

Tipo de vidro colorido difere da pintura fria e é mais complexo


O vidro serigrafado é um tipo de vidro colorido muito utilizado para aplicações diferenciadas que dão modernidade aos ambientes. Mas você sabe como ele é feito?

Nesta técnica, a placa de vidro recebe uma pintura de desenhos ou cores por meio de uma tinta especial, o esmalte cerâmico, também conhecido como esmalte vitrificável. O esmalte cerâmico é uma combinação de frita (elemento vítreo) e pigmentos inorgânicos à base de óxidos, estabilizados em alta temperatura.

Na sequência o vidro passa para um forno de têmpera, quando ocorre a fusão da tinta com o vidro, a uma temperatura que chega a cerca de 700 graus. “O vidro derrete por inteiro e a camada de vidro com a tinta é de 1,5mm. Depois disso o vidro não pode passar por mais nenhum processo. O vidro pintado pode passar por qualquer processo de beneficiamento, mas antes de ir para a têmpera”, explica Emídio Galdino Achetti, responsável pela pintura dos vidros da Mundial Vidros e Espelhos. 

O tratamento térmico resulta em uma impressão com grande resistência a riscos e manchas de gordura. O vidro serigrafado não risca e a tinta não sai. O vidro também se torna mais resistente, já que passa pelo processo de temperagem, ou seja, todo vidro serigrafado é também um vidro temperado.