Os vidros nem sempre precisam ter total transparência. Sua versatilidade traz muitas outras possibilidades de aplicação para além de fechamentos das aberturas de portas e janelas. Os vidros coloridos têm um alto poder decorativo e são bastante explorados pelos arquitetos, trazendo mais vida aos ambientes.
Utilizado especialmente em móveis, portas de armários, tampos de mesa, revestimentos de parede e até em fachadas, proporciona maior facilidade de limpeza em relação a outros materiais e traz um visual mais descontraído e sofisticado ao mesmo tempo, eliminando alguns tipos de manutenção, como no caso de paredes que precisam ser repintadas e azulejos que acabam tendo o rejunte danificado mais rapidamente.
Existem basicamente duas técnicas mais comumente utilizadas para colorir as placas de vidro: serigrafia e pintura a frio. Também considerados vidros de segurança, os vidros serigrafados ou esmaltados são pintados e submetidos a um forno de têmpera para a fusão da tinta ao vidro, passando a ser temperado.
Já os vidros pintados a frio são perfeitos para projetos especiais de decoração e acabamento que requerem uma aparência brilhante com cores uniformes, garantindo suavidade e elegância. São largamente utilizados por arquitetos e decoradores por sua facilidade de instalação e, principalmente, pela gama de aplicações possibilitadas pela variedade de cores disponíveis.