Ligue Agora: (11) 4704-2530

Notícias

Fique por dentro das novidades do setor

Vidro duplo: como é feito e principais aplicações

Indicado para locais com grande intensidade sonora, o vidro duplo ou insulado também proporciona conforto térmico


Melhor opção quando o objetivo é isolamento acústico, o vidro duplo ou vidro insulado pode apresentar reduções da ordem de 50 decibéis, ou seja, comparado a uma janela com um vidro de 4mm, pode ser mais de 65% eficiente. 

 

Indicado para locais com grande intensidade sonora para proporcionar mais conforto aos usuários, como residências, escritórios, hotéis e hospitais, o vidro duplo também é aplicado quando o objetivo é isolar o som de dentro para fora, como no caso dos estúdios. 

 

Como é feito

O vidro duplo é constituído com duas chapas de vidros plano paralelas, ligadas por um perfil de alumínio garante estabilidade ao vidro, intercaladas com uma camada interna de ar desidratado. Existem câmaras de ar de 6, 8, 10, 12, 16 ou 24mm.

 

A câmara de ar garante a menor reverberação do som, conferindo ao produto a característica de isolamento acústico. O objetivo é criar diversas camadas que funcionem como barreira para som e este vai se dissipando para não entrar totalmente ao ambiente. 

 

As bordas são hermeticamente seladas ao longo de todo seu perímetro, formando em seu interior uma câmara estanque e desidratada. Não pode haver troca de ar, caso contrário o vidro embaça e depois não será possível  limpar por dentro.

 

Porta de vidro sanfonada em alumínio com vidro duplo modelo S.60TT da Sunroom

 

Maior desempenho

O vidro duplo ou insulado é um produto feito sob medida para cada necessidade. Os cálculos de espessura dos vidros e da câmara de ar, além dos tipos de vidros que serão utilizados na composição, vai depender de um estudo do local onde será instalado.

 

A definição leva em consideração as necessidades de isolamento de acordo com a intensidade sonora do ambiente. O isolamento acústico depende também da qualidade das esquadrias.

 

Para maior resistência e conforto acústico, os vidros utilizados podem ser temperados, laminados ou duplo laminado. Podem também ser incluídos diversos tipos de vidro com valor agregado, como de controle solar ou coloridos. 

 

Desempenho térmico 

O vidro insulado é muito conhecido pelos benefícios acústicos, mas o desempenho térmico é uma de suas principais características.  Ele é bastante eficaz para equilibrar a temperatura porque a câmara de ar forma um vácuo e o calor se propaga com mais dificuldade nessa condição.

 

Utilizando o vidro insulado é possível aumentar as áreas envidraçadas sem comprometer o conforto e o consumo de energia elétrica do ar condicionado na obra. Ele aumenta em mais de 100% o isolamento térmico e elimina a condensação de umidade sobre o vidro. Esta característica é intensificada com a utilização de vidros de controle solar na composição.

 

Foto principal: Cobertura de vidro duplo da linha Pilkington Insulight