Ligue Agora: (11) 4704-2530

Notícias

Fique por dentro das novidades do setor

Vidro Impresso traz diferenciação e privacidade controlada

O mercado oferece texturas diferenciadas e sofisticadas tornando este material versátil na medida certa


A utilização do vidro impresso está crescendo devido às texturas diferenciadas e sofisticadas disponíveis no mercado, assim como sua versatilidade e capacidade de controlar iluminação e privacidade na medida certa. Por poder sofrer qualquer tipo de transformação, os vidros impressos, também conhecidos como vidro fantasia, ainda agregam valor funcional por meio da têmpera e laminação, possibilitam formas inusitadas com a curvação e enriquecem os ambientes ao ganharem coloração. O produto passou por uma rápida e grande evolução nos últimos anos no Brasil e conquistou arquitetos e decoradores.

 

Como é feito

O vidro impresso ou fantasia é um vidro plano, incolor ou de cor, translúcido, obtido por gravação e laminação do vidro. A gravação dessa textura é feita a quente, na saída do vidro do forno de fusão. Na conformação/impressão, em estado viscoso, o vidro, a aproximadamente 1200ºC, passa por dois cilindros horizontais de gravação, feitos de aço inox, onde é estampada uma textura na face interior do vidro. O rolo superior é liso e o inferior possui o desenho que irá gravar o padrão desejado em uma das faces do vidro. O espaçamento entre os dois cilindros determina a espessura do vidro. 

 

Na área de recozimento, uma vez formada e rígida, a chapa de vidro é transportada por rolos transportadores na arca de recozimento para ser resfriada. Neste momento, o vidro plano ainda não está completamente rígido e sua temperatura vai diminuindo progressivamente, de maneira lenta e gradual, garantindo a qualidade do material. Em seguida o vidro é cortado em chapas, nos tamanhos programados, passando pelo processo de controle de qualidade, embalagem, armazenagem e expedição. 

 

 

Principais aplicações 

O vidro impresso é muito versátil por aceitar diferentes tipos de processamentos. Isso permite que a sua aplicação nas áreas internas dos ambientes fique a critério da imaginação do especificador, o que atribui maior valor estético aos projetos. Como revestimento, o vidro impresso agrega beleza e sofisticação, pois possibilita uma textura diferenciada nas paredes e/ou móveis. Quando aplicados nos boxes e divisórias, traz privacidade e entrada controlada de luminosidade. 

 

Nas aplicações em pisos, o vidro fantasia possui uma maior durabilidade, já que os riscos, ocasionados com o tempo, não ficam em evidência, pois a textura disfarça esses possíveis desgastes. Em escadas e guarda-corpos, além do efeito fantástico que sua textura proporciona, contribui a com privacidade e segurança. Nas portas e prateleiras dos móveis, o vidro impresso valoriza o design do móvel e pode ser aplicado com a fita de led, acentuando o desenho de sua textura.

 

Outro tipo de vidro impresso é o aramado, que, na espessura a partir de 6mm é considerado um vidro de segurança, por possuir no seu interior uma malha de arame de aço que retém os cacos no caso de quebra, sendo ideal para coberturas, portas, guarda-corpo, claraboias, entre outras aplicações.