Ligue Agora: (11) 4704-2530

Notícias

Fique por dentro das novidades do setor

Vidro laminado e sua ampla variedade de aplicações

Para quem trabalha com vidro, além da variedade de modelos, o vidro laminado oferece grande versatilidade de uso


O vidro laminado é indicado pelas normas técnicas para diversos tipos de aplicação, como guarda-corpo e cobertura, e é um dos mais demandados pelo mercado. Para o consumidor final, o maior diferencial do vidro laminado é a segurança: em caso de acidente os fragmentos de vidro ficam presos na película, que se mantém intacta, evitando ferimentos e preservando o ambiente, poupando-o dos estilhaços e outros resíduos.

Para quem trabalha com vidro, além da variedade de modelos, o vidro laminado oferece grande versatilidade de uso, podendo ser usado como elemento da estrutura de divisórias, portas, janelas, claraboias, para-brisas de carro, vitrines, guarda-corpo, fachadas, coberturas (pergolados) e escadas, dentre muitas outras aplicações.

A produção deste tipo de vidro envolve a utilização de duas chapas intercaladas por uma camada intermediária que confere mais resistência ao vidro. Um material para essa camada intermediária que ganhou muito espaço no mercado nos últimos anos é o EVA (Etil Vinil Acetato), um produto de alta qualidade que exige um custo de produção menor que outros materiais comumente aplicados no vidro laminado, como a resina e o PVB (polivinil butiral).
 


Guarda-corpo

Guarda-corpo de vidro

Os guarda-corpos estruturais de vidro hoje são aplicados nas mais diversas frentes, tais como metrô, aeroportos e estádios, varandas de apartamentos e casas, átrios de shoppings centers, escadas de edifícios comerciais e públicos, mezaninos de teatros, entre outras.  Muitos projetistas têm optado pelo vidro em função de sua aparência estética leve e, em alguns casos, onde sua transparência pouco irá interferir no conceito da arquitetura. 

O vidro aplicado, neste caso, de acordo com a norma técnica de Guarda-Corpo em Edificações, é o vidro laminado. O estabelecimento de normas técnicas, a execução de testes em laboratórios e o aumento da preocupação dos fabricantes, tanto em relação ao vidro laminado quanto ao PVB utilizado na laminação, tem contribuído para o crescimento da confiança do público nesta solução.

 

Cobertura

Cobertura de vidro

Artifício perfeito para ampliar áreas externas e protegê-las do sol, vento e chuva, as extensões cobertas por vidro trazem mais beleza e sofisticação aos projetos. As instalações de cobertura de vidro representam um importante segmento de atuação no mercado vidreiro, mas o vidraceiro precisa, antes de tudo, garantir a segurança do cliente com a aplicação do vidro certo. O vidro indicado para cobertura é o laminado, de acordo com NBR 7.199- Vidros na construção civil: projeto, execução e aplicações, já que ainda não há uma norma técnica específica para cobertura de vidro.

 

 

Segurança nunca é demais

Em aplicações em que a norma indica o vidro laminado, não é possível substituir por vidro temperado, devido a inferioridade da resistência dos materiais. Agora onde se exige o vidro temperado é possível utilizar o laminado para aumentar a segurança dos usuários. Como por exemplo as divisórias de vidro e box de banheiro.

 

Divisórias de vidro

Divisórias de vidro

Uma tendência da arquitetura moderna é a integração dos espaços e maior aproveitamento da iluminação natural. Quando o objetivo é criar um projeto para um ambiente de trabalho, essa interação é ainda mais importante. As divisórias de vidro para escritório promovem ao mesmo tempo privacidade controlada, delimitando espaços e separando ambientes de forma parcial.

 

Box 

Box de vidro para banheiro

A questão da segurança é o principal fator exigido na norma técnica da ABNT que trata sobre o tema, a NBR 14207 —Boxes de banheiro fabricados com vidro de segurança. A disseminação dos boxes de vidro temperado é uma realidade, mas o uso dos vidros laminados tem se difundido cada vez mais.

Uma das possibilidades para o box de vidro laminado, já disponível e bem aceito no mercado brasileiro, é a aplicação que vai de piso ao teto. Neste caso, ele agrega o benefício de economia de água e energia, pois impede a saída do vapor e a entrada do ar frio, criando um efeito sauna. Neste caso, devido ao sistema de vedação, a pessoa pode desligar o chuveiro na maior parte do banho e não passará frio. É importante frisar que o uso de vidro laminado deve ter uma selagem nas suas bordas para que não haja a penetração do vapor na película interna, garantindo durabilidade do produto.
 

A Mundial Vidros oferece o vidro laminado em diversas dimensões e cores para todos os tipos de instalações.